Plano Terapêutico
Integração Sensorial
Transtorno do Espectro Autista - TEA

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TEA - Transtorno do Espectro Autista

O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades que podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.
Evidências apontam que não há uma causa única para o TEA, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais, sendo importante ressaltar que “risco aumentado” não é o mesmo que causa fatores de risco ambientais.
Os fatores ambientais podem aumentar ou diminuir o risco de TEA em pessoas geneticamente predispostas.
O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos.
Manifestações agudas podem ocorrer e, frequentemente, o que conseguimos observar são sintomas de agitação e/ou agressividade, podendo haver comportamento autolesivo ou heterolesivo.
A Tera Mai possui estrutura e equipe especializada para o tratamento do TEA.

TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

A Terapia Ocupacional contribui com o tratamento deste distúrbio neurobiológico, que surge na infância e na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda vida, que se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Portadores deste transtorno estão sujeitos a desenvolver comorbidades, isto é, pode desenvolver distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão.
O TDAH pode persistir na vida adulta e caracteriza-se pela baixa autoestima, relacionamentos problemáticos, dificuldade na escola ou no trabalho, falta de atenção e hiperatividade, com tratamentos que podem necessitar de medicamentos.
Os tratamentos incluem medicamentos e psicoterapia.
A Tera Mai minimiza os sintomas do TDAH através da Terapeuta Ocupacional estimulando a criança a utilizar habilidades corporais, artísticas e lúdicas, incluindo a escola e a família, de forma a complementar o tratamento.
Assim contribuímos para a criança criar, recriar e desenvolver alternativas para transformar sentimento de insegurança, medo, angústia e frustrações, para sentimentos de segurança, autoestima e convívio social.

DPS - Disfunção do Processamento Sensorial

Também conhecido como Disfunção de Regulação Sensorial, Disfunção de Integração Sensorial ou Transtorno de Disfunção Sensorial, o TPS é a dificuldade da criança em usar informações recebidas pelos sentidos, a realização de tarefas do dia a dia. Sendo uma condição neurofisiológica caracterizada por uma desordem na forma como o sistema nervoso e o cérebro processam as informações vindas dos receptores sensoriais.
Esta condição acomete os sentidos básicos, como audição, olfato, paladar, visão e tato, com possibilidades de levar a pessoa ao estresse, ansiedade ou mesmo à depressão.
Estudos epidemiológicos mostram esta condição entre 5 e 15% de crianças de 3 a 10 anos, na maioria do sexo masculino.
Apesar de não haver conhecimento externo sobre as causas do TPS, alguns estudos questões genéticas, hereditárias ou externas, o que pode levar a demora no diagnóstico, atraso na abordagem e, principalmente, frustração das famílias.
Vale buscar um profissional se a criança apresentar: perturbações de coordenação motora; dificuldade na regulação do sono, na alimentação, na aprendizagem e/ou nas emoções, ao receberem informações através dos sentidos.
A Terapia Ocupacional é uma forte aliada neste tratamento.

Síndromes Genéticas

As síndromes genéticas em humanos são um conjunto de sinais e sintomas causados por mutações no material genético (DNA), impedindo o correto funcionamento de algumas células que acabam for afetar o comportamento da pessoa em diferentes áreas.

A Terapia Ocupacional atua de forma multidisciplinar, com destaque para as síndromes mais comuns, tais como: Down, Angelman, Rett, Turner, Triplo X , Rubinstein-Taybi e Cromossomo X Frágil.

Deficiências ou Disfunções Neuromotoras

Danos no sistema nervoso central, podem acarretar disfunções neuromotoras variadas, conforme o grau e a localização da lesão que comprometem especificamente a área motora, mas com associações a déficits sensoriais. Destacam-se: Paralisia Cerebral, Esclerose, Acidente Vascular Encefálico (AVC), entre outras.

A deficiência física neuromotora é associada às deficiências musculares ou neuromusculares, deformações ósseas e limitações decorrentes de traumas e amputações, bem como sequelas de patologias que ocasionam dificuldades na fala e no aparelho locomotor.

Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e da Aprendizagem (TDA)

A fala abrange articulação, ressonância, voz, ritmo e prosódia e suas alterações estão entre os mais frequentes problemas do desenvolvimento das crianças, entre atraso, dissociação e desvio.
A etiologia do TDL pode envolver, em conjunto ou separadamente, fatores orgânicos, intelectuais, cognitivos e emocionais (estrutura familiar); além de demais condições desfavoráveis (retardo mental, distúrbio emocional, problemas sensório-motores) ou, ainda, influências externas, como, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada.
Já os Transtornos da Aprendizagem se apresentam em condições neurológicas que dificultam o processamento de informações da pessoa, afetando a absorção de novos conhecimentos e habilidades em geral. com impacto no desempenho escolar, na leitura, na escrita, entre outras áreas.
A depender do diagnóstico médico, a Terapia Ocupacional atua de forma multidisciplinar, utilizando técnicas direcionadas para o correto tratamento destes transtornos.

Rua Santo Afonso, 44, 704 - Tijuca
Rio de Janeiro / RJ

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